Buscar
  • Daniela Moniwa

Ah, tipo assim...


As letras estão em quase tudo que vemos. Antes dos 7 anos de idade – quando a maioria de nós já aprendeu a ler e escrever – mergulhamos no universo da tipografia. Claro que você se lembra de – do banco de trás do carro – implorar por uma batatinha ao ver o “M” de McDonald’s passar, não é mesmo?

Um dia desses, um redator aqui da Interbrand disse que suas apresentações ficavam muito mais legais quando ele brincava com fontes, arriscando em algumas novas e combinando com as que já conhecia. Aí ele encontrou a Helvetica, uma fonte segura e amiga – daquelas que você pode sempre contar. Pra quem não sabe, a Helvetica é a queridinha dos designers. É comum ver camisetas em sua homenagem – como a que ilustra a capa deste post – e já chegaram até a fazer um filme sobre essa fonte. Olha só o trailer:

Mas veja bem, tipografia não é só coisa de designer nerd. Quem já visitou o Na Mata Café e, entre uma bebidinha e outra, deu de cara com um painel tipográfico simplesmente fantástico no bar, sabe do que eu estou falando. A web também é outro lugar onde você pode encontrar muitas manifestações tipográficas. Trocando links por aqui, descobrimos um kamasutra animado com o abecedário, 180 cartazes para sair da fossa construídos com belas combinações de fontes, uma seleção de 250 camisetas de enlouquecer qualquer tipógrafo, murais dedicados inteiramente à tipografia no Pinterest, garotas cobertas por belas fontes desenhadas à mão e (ufa!) um video em stop motion dedicado à história da tipografia.

O legal é que toda essa profusão está tornando a tipografia cada vez mais democrática. Se está difícil combinar fontes por conta própria, muitos sites e aplicativos podem te ajudar. O clássico cartaz no estilo “Keep calm and..” pode ser recriado no site The Keep calm-o-matic. Aplicativos como o Overgram e o Photolettering da House Industries dão aquela graça a suas fotos com letterings bacanudos que você pode posicionar sobre sua fotos. E esses são só alguns exemplos.

E você, já se encantou com alguma fonte hoje?

Escrito por Daniela Moniwa, que é designer e ainda sorri quando acha a fonte perfeita para o job que está fazendo.

Imagens: kamasutra animado de Malika Favre, cartaz de Lanna Collares, camiseta de Hide your arms e caligrafia em garotas de Pokras Lampas.

{Texto originalmente postado no blog da Interbrand }


26 visualizações

© 2020 by Daniela Moniwa